inhabitants

An online channel for exploratory video and documentary reporting


fb
vimeo
utube


Fevereiro 2019
What is Deep Sea Mining?/
O que é a mineração em mar profundo?
Episódio 3: O caso dos Açores

Com Margarida Mendes
Para o terceiro episódio da série What is Deep Sea Mining?/ O que é a mineração em mar profundo? viajámos até ao arquipélago dos Açores, território autónomo de Portugal situado no Atlântico norte. Composto por nove ilhas vulcânicas outrora famosas pela indústria da baleação, os Açores tornaram-se entretanto um local de destaque para a investigação em biologia marinha, visto que ao se localizar sobre a Dorsal Mesoatlântica, entre as placas tectónicas Euroasiática, Africana e Norte Americana, a região apresenta uma grande diversidade de ecossistemas.

Em 2008, um ano antes de Portugal propor às Nações Unidas o aumento da sua placa continental, a companhia de mineração Canadiana Nautilus Minerals Inc. apresentou uma proposta para prospeção e potencial exploração de minerais em mar profundo em seis áreas ao largo dos Açores. Apesar da mineração em mar profundo ser alvo de debate entre vários representantes governamentais, não foi feito qualquer esforço para informar os cidadãos locais e o público em geral de tais planos.

Para este episódio entrevistámos diferentes especialistas em biologia marinha baseados nas ilhas, entre estes José Nuno Gomes-Pereira, Teresa Cerqueira, Telmo Morato e Gisela Dionísio, bem como o eurodeputado Ricardo Serrão Santos, para saber mais sobre os potenciais impactos da mineração em mar profundo nos ecossistemas locais e na realidade económica da região.

What is Deep Sea Mining? é uma série web dedicada ao tópico da mineração em mar profundo, uma nova e iminente fronteira extrativa no fundo do oceano. A mineração em mar profundo está planeada em áreas ricas em nódulos polimetálicos, em montes submarinos e fumarolas. A indústria da mineração está atualmente a lutar pelos direitos de exploração em águas nacionais e internacionais, de modo a poder extrair metais como manganês, cobalto, ouro, cobre, ferro e outros minerais raros do fundo do mar. Entre estas regiões encontram-se as ilhas da Papua Nova Guiné, Fiji, Tonga, Nova Zelândia, Japão e o arquipélago dos Açores. Apesar disto, a totalidade dos impactos ambientais da mineração nos ecossistemas do mar profundo continua ainda por estimar pela comunidade científica e as comunidades locais continuam a não ser consultadas.

Esta nova forma experimental de mineração reatualiza uma mentalidade expansionista e colonial, redefinindo as economias de extração do século XXI. Esta série web em cinco partes explora diferentes aspetos deste processo, desde a governação dos oceanos por entidades internacionais ao conhecimento do mar profundo, seguindo as linhas daquilo que as Nações Unidas definiram como “economia azul,” mas também a defesa dos mares e de um melhor conhecimento dos oceanos.

What is Deep Sea Mining? é uma série desenvolvida em colaboração com Margarida Mendes, curadora e ativista de Lisboa, Portugal, e membro fundador do movimento ambientalista contra a mineração em mar profundo, Oceano Livre. What is Deep Sea Mining? é uma comissão de TBA21–Academy.

Para mais informação e links para ONGs e groups de advocacia e ativismo sobre a mineração em mar profundo por favor visitar os extras abaixo.

Agradecimentos: Aurora Ribeiro, Espaço Talassa, Gisela Dionísio, Gonçalo Carvalho, Gonçalo Tocha, Henrique Ramos, Joana Borges Coutinho, José Nuno Gomes-Pereira, Luis Rodrigues, Márcia Dutra, Museu da Horta, Museu do Pico, Naturalist, Norberto, Ricardo Serrão Santos, Serge Viallelle, Telmo Morato, Tomás Melo, Quinta do bom despacho, e todos os que nos apoiram na produção deste vídeo. Um agradecimento especial a: Markus Reymann, Stefanie Hessler e Filipa Ramos.

tbalogo